Sabemos que estratégia, processos de gestão e capital humano são temas importantes às organizações.
Neste ano que começa com quedas nas taxas de emprego, e consequente tensão para empresários e empregados, talvez esta tríade ganhe mais relevância.
Sairão na frente as empresas com RHs competentes para ler os cenários, contribuir na definição das ações estratégicas e executar com maestria os planos necessários e talvez pouco ortodoxos para lidar com os desafios.
Conhecimento técnico, capacidade de articulação e criatividade serão fundamentais.
Conhecimento técnico para analisar dados, definir e interpretar indicadores, e desenhar um cenário futuro que possa ser materializado a partir de um plano de ação consistente e coerente em apoio aos objetivos do negócio.
Capacidade para articular ou criar mecanismos que articulem as várias áreas e níveis hierárquicos, criando o ambiente e engajamento necessários para a execução das ações planejadas.
Criatividade para lidar com a complexidade do ambiente interno e externo, e ajustar o sistema de gestão de pessoas às demandas dos funcionários e do negócio, respeitando os fundamentos que regem as relações humanas, as orientações legais que regem as relações de trabalho, e os limites orçamentários que garantem a sustentabilidade do negócio, sem estagnar no tecnicismo que algumas vezes marcam as ações da área.
Outro ponto importante é cuidar do básico. Nenhuma estratégia pode ser elaborada sem informações, isso é obvio. Em nossa experiência, porém, vemos que muitas empresas descuidam de seus processos operacionais mais básicos, e por isso não dispõem de informações de qualidade para a construção de cenários e tomada de decisão. Isto vale, também, para os processos de RH.
Quando temos os processos de aquisição, manutenção, desenvolvimento e retenção de pessoas bem desenhados, e deles conseguimos extrair dados relacionados ao custo, tempo, e qualidade, por exemplo, temos mais chances de avaliar a geração de valor destes processos para o negócio, e em consequência, estes ganham força na elaboração dos planos estratégicos.